No chão de fábrica, no chão da obra. A mão na massa
Experiência em todas etapas permite maior compreensão dos processos com os melhores resultados
Começos Humildes
Nós começamos no chão de fábrica, como ajudantes. Na usinagem, furos e cortes no alumínio, montagem das esquadrias. Mão na massa, no alumínio, coisas de família, porque nosso pai e irmãos foram oleiros, mão no barro.
Era década de 1980, iniciamos cedo, aos 14 anos na Prando Pavanello, uma das melhores empresas de esquadrias da época, no Bairro do Limão. A vida nos impunha uma outra realidade, sem a presença de nossos pais, que aconteceu de forma precoce. Tivemos de trocar rapidamente as partidas de bola no campinho, e as brincadeiras de infância com carrinhos de rolimã e pipa com a molecada, por atividades que nos exigiam mais responsabilidade e disciplina.
Foi a primeira e grande oportunidade de aprendermos algo que, sem ter a menor noção do que seria isso no futuro, mas que hoje nos dá muita segurança naquilo que fazemos. Ali mesmo nós tivemos espaço e força de vontade para ampliar nossos conhecimentos na área de projetos e fabricações de esquadrias, porque aquela empresa tinha inovação no seu DNA.
Formação e especialização
O caminho para a formação em engenharia estava pavimentado, mas que veio bem de- pois, cada um seguindo uma especialização. Um foi para a Mario Newton, uma das pioneiras em consultoria de esquadrias, outro para a engenharia da construtora Hochtief.
Iniciar num mercado de consultoria, final dos anos 1990, em que havia muita resistência por parte dos fabricantes não foi tarefa das mais fáceis. Não raras vezes, ao contestar algum projeto, a frase: “Quantos anos você tem? Pois saiba que tenho mais anos de pro- fissão do que sua idade”. Era preciso mostrar firmeza e convicção no modo de trabalhar, mas sempre com muito respeito.
Essa trajetória nos permite hoje entender e atender as necessidades do nosso cliente com soluções consistentes, desempenho e custo adequados. Isso reflete na simplicidade do projeto, favorecendo o fabricante de esquadrias na redução de riscos e aumento da produtividade e qualidade.
Veja também outros posts dessa serie sobre a história da empresa: